PONTO EXTRA 8º ANO "B" - VESPERTINO

* FALE UM POUCO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DA MULHER NA HISTÓRIA;
* EXPLIQUE RESUMIDAMENTE O FEMINISMO NO BRASIL;
* ESCOLHA UMA MULHER ILUSTRE DA HISTÓRIA E ESCREVA RESUMIDAMENTE SUA AÇÃO NA HISTÓRIA.

Comentários

  1. RESPOSTA 1 : As mulheres tradicionalmente não podiam votar, não eram valorizadas pelo seu trabalho e ainda por cima recebiam um salário menor que o dos homens, mesmo que fizessem a mesma coisa. Elas casavam pra conseguir liberdade e não sofrer recriminação social .

    RESPOSTA 2 : O feminismo no Brasil passou por um processo de humilhação, coragem e vitória, a mulher passou pela dominação masculina em os aspectos da vida,passou pela politica que alguns juristas tentaram legalizar o voto feminino com ou sem o consentimento do marido. Ao longo da história ocidental sempre houve mulheres que se rebelaram contra sua condição, que lutaram por liberdade e muitas vezes pagaram com suas próprias vidas. Mas a chamada primeira onda do feminismo aconteceu a partir das últimas décadas do século XIX , quando as mulheres, primeiro na Inglaterra, organizaram-se para lutar por seus direitos, sendo que o primeiro deles que se popularizou foi o direito ao voto.
    RESPOSTA 3 : Bertha Lutz (1894 – 1976)
    Uma das figuras pioneiras do feminismo no Brasil, era zoóloga e estudou ciências naturais em Paris. No Brasil, ela buscou a igualdade de direitos jurídicos entre os sexos e tornou-se a segunda mulher a ingressar no serviço público. Aspirava por mudanças na legislação trabalhista com relação ao trabalho feminino e infantil, e até mesmo a igualdade salarial. A bióloga Bertha Lutz foi responsável direta pela articulação política que resultou nas leis que deram direito de voto às mulheres e igualdade de direitos políticos nos anos 20 e 30.
    Miriã da silva Fernandes 8° ''B''

    ResponderExcluir
  2. RESPOSTA 1:A mulher era tida como uma propriedade.Primeiro propriedade do pai, que arranjava o casamento da filha, como se fosse uma transação comercial, e depois do marido que esperava que a esposa fosse uma boa dona de casa, sendo-lhe dispensável conhecimento e cultura.Uma das grandes conquistas femininas da história do Brasil eo direito de votar.

    RESPOSTA 2:Durante vários séculos as mulheres estiveram relegadas ao ambiente doméstico e subalternas ao poder da figura masculina. A transformação desse papel recluso passou a esperimentar suas primeiras transformações no século XIX, quando o governo imperial reconheceu a necessidade de educação da população feminina.No século XX, os papéis desempenhados pela mulher se ampliaram quando algumas destas se inseriram em uma sociedade industrial. Aqui tinhamos uma diversificação do feminismo que iam da tendência bem comportada ate o feminismo mas incisivo.

    RESPOSTA 3: Celina Guimarães Vianna:
    Professora, foi a primeira eleitora do Brasil, alistando-se aos 29 anos de idade. Com advento da Lei nº 660,25 de outubro de 1927, o Rio Grande Do Norte foi o primeiro estado que estabeleceu que não haveria distinção de sexo para o exercício do sufrágio. Assim, em 25 de novembro de 1927 na cidade de Mossoró,foi incluído o nome de Celina Guimarães na lista dos eleitores do Rio Grande Do Norte.O fato repercutiu mundialmente.

    João Victor Da Silva Costa 8º "B"

    ResponderExcluir
  3. A HISTÓRIA DAS MULHERES=É o estudo do papel que as mulheres tem desempenhado na história e os métodos necessários para faze-ló,faz parte do estudo de mulheres.Ele inclui o estudo da história do crescimento dos direitos de mulheres ao londo da história,o exame de grupos de mulheres de importancia história individual e o sentimento que os acontecimentos históricos tiveram sobre as mulheres.


    FEMINISMO NO BRASIL=Ao falar sobre o feminismo no BRASIL, devemos inicialmente falar sobre a situação da mulher em nossa sociedade.Durante vários séculos, as mulheres estiveram relegadas ao ambiente doméstico e subalternas ao poder das figuras do pai do marido.Quando chegavam a se expor ao público, faziam acompanhamento e geralmente se dirigiam para o interior das igrejas.
    A tranformação desse papel recluso passou a experimentar suas primeiras transformação no século XIX,quanto o governo imperial reconheceu a necessidade de educação da população feminina. O conhecimento não passava de instrumento de reconhecimento das mulheres provenientes das classes abastadas.


    MILITANA SALUSTINO DO NASCIMENTO= Mais hoje e conhecida como DONA MILITANA, a maior romanceira do BRASIL.Militana nasceu no sítio Oiteiros,na comunidade de Santo Antonio dos Barreiros,em 19 de Março de 1925.
    Ao descobrir a preciosidade dos cantos de Dona Militana,na década de 90, o folclorista Deífilo Gurgel deu uma grande contribuição á cultura brasileira e permitiu que os país inteiro conhecesse o talento da filha da cidade de São Gonçalo do Amarante.A romanceira chegou a gravar CD triplo intitulado "Cantares",lançado em São Paulo e Rio De Janeiro . Críticos e jornalistas de grandes jornais brasileiros se renderam aos encantos e a peculiaridade de voz de Dona Militana...

    ResponderExcluir
  4. resposta 1;A História das mulheres é o estudo do papel que as mulheres têm desempenhado na história e os métodos necessários para fazê-lo, faz parte do estudos de mulheres. Ele inclui o estudo da história do crescimento dos direitos da mulher ao longo da história, o exame de grupos de mulheres de importância histórica individual e o sentido que os acontecimentos históricos tiveram sobre as mulheres

    resposta2;As origens do feminismo no Brasil se encontram no século XIX. Estas primeiras manifestações desafiaram ao mesmo tempo a ordem dos cavalheiros templarios do mundo público (do voto, do direito como cidadã) e também, propostas mais radicais que iam além da igualdade política, mas que abrangiam a emancipação feminina, pautando-se na relação de dominação masculina sobre a feminina em todos os aspectos da vida da mulher. Durante o império, alguns juristas tentaram legalizar o voto feminino, com ou sem o consentimento do marido. A constituição de 1891, não excluía a mulher do voto, pois na cabeça dos constituintes não existia a ideia da mulher como um indivíduo dotado de direitos. Isso fez com que muitas mulheres requeressem, sem sucesso, o alistamento.Alguns momentos históricos desta época foram importantes no avanço da luta das mulheres, entre outros, as greves de 1917, em 1922 o surgimento do Partido Comunista do Brasil e, nesta mesma data, a realização da Semana de Arte Moderna em São Paulo.

    resposta3;Princesa Isabel
    Foi a última princesa imperial do Brasil e regente do Império por três ocasiões, na qualidade de herdeira de seu pai, o imperador Dom Pedro II, e da imperatriz Dona Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias. Foi a terceira Chefe de Estado brasileira após sua avó Leopoldina e sua trisavó Dona Maria I. Foi cognominada a Redentora por ter, através da Lei Áurea, abolido a escravidão no Br.
    aluna;isadorakimberly 8¨a

    ResponderExcluir
  5. resposta 1; sobre as mulheres e o mundo da política. Pensar no papel social desempenhado pelas mulheres na sociedade brasileira (mais especificamente sob a ótica da política) é sempre um exercício interessante, principalmente quando levamos em consideração uma sociedade como a nossa, construída sob a égide do machismo, do patriarcalismo, na qual o homem sempre ocupou o espaço público e a mulher, o privado.

    resposta 2; Ao falar sobre o feminismo no Brasil, devemos inicialmente falar sobre a situação da mulher em nossa sociedade. Durante vários séculos, as mulheres estiveram relegadas ao ambiente doméstico e subalternas ao poder das figuras do pai e do marido. Quando chegavam a se expor ao público, o faziam acompanhadas e geralmente se dirigiam para o interior das igrejas. A limitação do ir e do vir era a mais clara manifestação do lugar ocupado pelo feminino.

    resposta 3 MILITANA SALUSTINO DO NASCIMENTO : estuda e documenta o folclore nordestino há mais de três décadas. Poeta, escritor e professor, ele descobriu a maior romanceira do Brasil, Dona Militana, no Rio Grande do Norte, na década de 90, ao realizar uma pesquisa sobre romanceiros do país. Reconhecida, inclusive, pelo governo federal, ela recebeu a medalha de mérito cultural brasileiro

    aluno: joão fellype novais de Deus 8º "B"

    ResponderExcluir
  6. Resposta 1: A figura da mulher raramente era apresentada pelos historiadores, só aparecia marginalmente na história. Surge a pergunta: e a mulher onde estava durante todo esse tempo? Estava confinada ao espaço da vida privada, envolvida no cuidado com o lar, na educação dos filhos, na atenção com o marido; ocupada demais para ser percebida pela história, que até então se limitava em tratar da vida pública, domínio quase que exclusivo dos homens.

    Resposta 2: Para Margareth Rago, o movimento feminista, anunciando suas reivindicações à sociedade, foi o princípio da inclusão das mulheres no espaço público do mercado de trabalho. Com a conquista desse novo espaço na sociedade elas passaram a ser notadas pelos historiadores. Essa situação começou a mudar com a mulher conquistando seu espaço na vida pública. Ela passou a ter mais autonomia na escolha de seu futuro. A liberdade vem como o intuito de preencher o sentimento de segurança que tanto se busca.

    Resposta 3: A historiadora paulista Margareth Rago, 65 anos, esquadrinha o movimento feminista há mais de três décadas e encara com otimismo a torrente de manifestações que tem varrido o país com uma pauta tão cara às mulheres. Professora da Unicamp, Margareth se diz surpresa com a adesão maciça à campanha #primeiroassedio, em que as internautas relatam abusos sexuais que sofreram. Afirma que esses relatos a puseram a pensar em questões que, antes, não identificava como motivos para luta feminina.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Resposta 1: Durante muito tempo a história foi escrita sob a ótica masculina. Refletindo apenas sobre a figura do homem como sujeito universal. A figura da mulher raramente era apresentada pelos historiadores, só aparecia marginalmente na história. A mulher estava confinada ao espaço da vida privada, envolvida no cuidado com o lar, na educação dos filhos, na atenção com o marido;
    Resposta 2:O feminismo e uma coisa que a tempos atrás era passado despercebido,as mulheres não tinha direito a quase nada e sua principal função era cuidar da casa,dos filhos e reproduzir.mas hoje em dia e diferente elas já podem ter uma profissão,tem direito ao voto e muito mais,porem ainda existe alguns preconceitos quanto as mulheres.
    Resposta 3: Maria da Penha Maia Fernandes é uma brasileira que lutou para que seu agressor viesse a ser condenado. Com 60 anos e três filhas, é líder de movimentos de defesa dos direitos da mulher, vítima emblemática de violência doméstica. Em 7 de agosto de 2006, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Lei Maria da Penha, que aumenta o rigor das punições às agressões contra a mulher, quando ocorridas no ambiente doméstico ou familiar. Na prática a lei precisa e muito evoluir, mas foi sem dúvida um passo

    ResponderExcluir
  9. Resposta : A muito tempo atrás ,as mulheres eram como um prêmio que os homens ricos possuíam ,não tinham seus direitos e também não podiam nem trabalhar ,somente muito tempo depois elas conseguiram ser valorizadas em um mundo que hà muito machismo.

    Rsposta 2:No século XIX surgiram várias manifestações de mulheres ,e, assim conseguiram o direito do voto e do direito como cidadã, e também algumas mais radicais como, o voto com ,ou sem o consentimento do marido, não eram mais obrigadas a se casar sem querer e também poderiam fazer parte do processo jurídico.

    Resposta 3:São três mulheres :Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson. Elas foram os cérebros responsáveis pela viagem do homem à Lua, que foi um evento muito impactante para o mundo, como todos nós já sabemos ,mas, na época ainda havia muito machismo no mundo , então , elas não ficaram famosas nem ricas .Somente os tripulantes da nave ficaram muito ricos e famosos na época somente depois de muitos anos quando todas já estavam muito idosas ficaram conhecidas.
    Lucas da Silva Menezes 8 ano b

    ResponderExcluir
  10. Respostas 1: mulheres de antigamente não podiam votar e nem exercer sua própria profissão,seus pais que decidia com quem suas filhas Iraí se casar.as mulheres passavam a maior parte do seu tempo cuidando da casa e dos filhos.


    Resposta2: O feminismo luta contra todas as formas de desigualdade entre homens e mulheres.As mulheres durante alguns séculos elas foram domésticas.apartir do séculos XIX os burgueses conseguiram instituir a igualdade.


    Resposta3: princesa Isabel assinou uma lei áurea decretando o fim dá escravidão no Brasil.Em 28 de setembro de 1871, a princesa, filha de Dom Pedro II, já havia aprovado a Lei que dava liberdade aos filhos de escravos nascidos naquela data.

    Aluna:Laura Gabriela Santana neves
    Série:8° "B"

    ResponderExcluir
  11. Resposta1: a história das mulheres é o estudo do papel que as mulheres tem desempenhado na história e os métodos necessários para fazê-lo , faz parte dois estudos de mulheres

    Resposta2: Ao falar sobre o feminismo no Brasil devemos inicialmente falar sobre a situação da mulher em nossa sociedade.Durante vários séculos as mulheres estiveram realizadas ao ambiente doméstico e subalteino ao poder das figuras do pai e do marido .


    Resposta3:Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi, nasceu em Laguna (SC) em 30 de agosto de 1821 e morreu em Mandriole, Itália em 4 de agosto de 1849. Foi a companheira do revolucionário Giuseppe Garibaldi, sendo conhecida como a “Heroína dos Dois Mundos”. É considerada uma das mulheres mais fortes e corajosas da história.

    Aluna:Jehnifer Ferreira Silva
    Série: 8°"B"

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Resposta 1: A sociedade foi construída com base no patriarcado, fazendo da mulher uma figura submissa e extremamente sexualizada, vista apenas como um objeto, designada apenas ao papel de esposa, mãe e dona de casa. Mas durante a Segunda Guerra Mundial a mulher passa a desenvolver papéis importantes; ocupandoos lugares dos homens em grande número. Enquanto estes lutavam nas cruéis frentes de batalhas, aquelas trabalharam com firmeza e dedicação nas mais diversas áreas, destacando-se na defesa territorial e industrial.

    Resposta 2: Feminismo é a luta pela igualdade de gêneros por meio do empoderamento feminino e pode ser dividido em várias vertentes (radical, interseccional, liberal, marxista, etc). O Brasil ainda é um país extremamente machista onde as mulheres têm direitos limitados, vítimas de violência, abuso e opressão em geral. Aqui a mulher só veio a conquistar o direito do voto em 1932, durante o gorverno Getúlio Vargas.

    Resposta 3: Olga Benário (1908-1942) foi uma militante comunista alemã, companheira de Luís Carlos Prestes e atuante no apoio à Intentona Comunista de 1935, foi uma revolucionária, lutava para ver o fim das desigualdades e das injustiças sociais. A intentona fracassou e todos os organizadores, entre eles, Olga Benário e Carlos Prestes foram presos. Mesmo grávida Olga foi deportada para a Alemanha nazista e entregue a Gestapo. Foi levada para um campo de concentração, onde nasceu sua filha Anita Leocádia Prestes, que depois de várias campanhas, foi entregue a sua avó paterna, D. Leocádia. Em 1942 Olga Benário foi enviada para o campo de concentração de Bernburg, Alemanha, onde foi executada na câmara de gás no dia 23 de abril de 1942.


    Aluno: Matheus Roberto Guimarães
    Série: 8°"B"

    ResponderExcluir
  14. Resposta 1: A figura da mulher raramente era apresentada pelos historiadores,só aparecia marginalmente na história. A mulher não podia votar não tinha direito de expressar seus sentimentos. As mulheres aos poucos foram conquistando seu espaço na sociedade.



    Resposta 2: Feminismo é  um movimento político,filosófico e social que defendia a igualdade de direitos entre mulheres e homens.



    Resposta 3:Maria Quitéria de Jesus é  considerada a primeira mulher a assentar praça numa unidade militar das Forças Armadas Brasileiras  e a primeira mulher a entrar em combate pelo Brasil,em 1823.



    Aluna:Micaella Pereira e Silva

    8°B

    ResponderExcluir
  15. RESPOSTA 1: Consagrado internacionalmente à mulher pela ONU, no ano de 1975, o 8 de março representa um marco no movimento feminino para adquirir direitos iguais ou semelhantes ao dos homens nos planos político, jurídico, trabalhista e civil. Mais que discorrer sobre a data comemorativa, vale a pena aproveitá-la para repassar, panoramicamente, o papel da mulher na sociedade humana, da Antiguidade aos tempos atuais.

    RESPOSTA 2: Estas primeiras manifestações desafiaram ao mesmo tempo a ordem dos cavalheiros templarios do mundo público (do voto, do direito como cidadã) e também, propostas mais radicais que iam além da igualdade política, mas que abrangiam a emancipação feminina, pautando-se na relação de dominação masculina sobre a feminina em todos os aspectos da vida da mulher. Durante o império, alguns juristas tentaram legalizar o voto feminino, com ou sem o consentimento do marido. A constituição de 1891, não excluía a mulher do voto, pois na cabeça dos constituintes não existia a ideia da mulher como um indivíduo dotado de direitos. Isso fez com que muitas mulheres requeressem, sem sucesso, o alistamento. A constituição republicana de 1891 continha inicialmente uma medida que dava direito de voto para as mulheres, mas na última versão essa medida foi abolida, pois predominou a ideia de que a política era uma atividade desonrosa para a mulher.

    RESPOSTA 3: Princesa Isabel:
    A morte de seus dois irmãos homens a fez a herdeira de Pedro, porém o imperador não conseguia aceitar a ideia de uma mulher governando o país e dessa forma deixou de acreditar na sustentabilidade do sistema monárquico. A própria personalidade de Isabel a distanciou da política e de quaisquer confrontos com seu pai, ficando satisfeita com uma vida calma e doméstica. Além disso, apesar da sua educação ter sido bem ampla, ela jamais foi preparada para assumir o trono. Isabel se casou em 1864 com o príncipe francês Gastão, Conde d'Eu, com quem teve três filhos: Pedro de Alcântara, Luís e Antônio.

    Julianne Almeida Naves 8 "B"

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. (resposta 1) Durante muito tempo a historia foi escrita sob a òtica masculina e pela classe hegemônica.portanto,esse tipo de estudo produziu um material restrito,refletindo apenas sobre a figura do homem como sujeito universal.suas relações expressavam somente uma versão de historia.

    (resposta 2) A figura da mulher raramente era apresentada pelos historiadores,só aparecia marginalmente na historia. Margareth Rago defende que todo 'discurso sobre temas clássicos como a abolição da escravatura,a imigração europeia para o brasil,a industrialização,ou o movimento operário,evocava imagens da participação de homens robustos,brancos ou negros, e jamais de mulheres capazes de mereceram uma maior atenção'.

    (resposta 3) Surge a pergunta: e a mulher onde estava durante todo esse tempo?Estava confinado ao espaço da vida privada,envolvida no cuidado com o lar, na educação dos filhos,na ateção com o marido;ocupada demais para ser percebida pela historia que ate então se limitava em tratar da vida publica,domínio quase que esclusivo dos homens

    ResponderExcluir
  19. Resposta 1: Ele inclui o estudo da história do crescimento dos direitos da mulher ao longo da história, o exame de grupos de mulheres de importância histórica individual e o sentido que os acontecimentos históricos tiveram sobre as mulheres.Os principais centros de estudos têm sido os Estados Unidos e a Grã-Bretanha, onde a segunda onda de historiadoras feministas, influenciadas pelas novas abordagens promovidas pela história social, lideraram o caminho

    Resposta 2: Durante vários séculos, as mulheres estiveram relegadas ao ambiente doméstico e subalternas ao poder das figuras do pai e do marido. A transformação desse papel recluso passou a experimentar suas primeiras transformações no século XIX, quando o governo imperial reconheceu a necessidade de educação da população feminina. No final desse mesmo período, algumas publicações abordavam essa relação entre a mulher e a educação, mas sem pensar em um projeto amplo a todas as mulheres. Chegando até essa época, as aspirações pelo saber existiam, mas não possuíam o interesse de subverter ou questionar a ordem imposta pelo mundo dos homens.

    Resposta 3: foi uma bióloga brasileira especializada em anfíbios, pesquisadora do Museu Nacional. Foi uma das figuras mais significativas do feminismo e da educação no Brasil do século XX.[1]Bertha foi a principal autora da publicação Lutz's Rapids Frog, que descreveu o Paratelmatobius lutzi

    Aluno: Helder dos Santos Sousa Junior 8B

    ResponderExcluir
  20. Resposta 1:No período colonial a mulher era tido como uma propriedade assim como os escravos. Uma das grandes conquistas femeninas da história do Brasil e o direito de votar. Deve- se observar que apesar de consideraveis mudanças comportamentais da sociedade da sociedade, ainda prevalece os costumes machistas e discriminatórios.
    Resposta 2: Fazendo um resumo do movimento feminista, podemos dividir o feminismo em três partes:
    *O primeiro, começou entre os séculos 18 e 19, pelos direitos democráticos. Ou seja, a luta pelo direito á voto, educação, trabalho e inclusive o divorcio.
    *No segundo momento, que aconteceu no fim da década de 60, foi pela liberação sexual foi durante esse período que se criaram os anticonceptivos para mulheres.
    *E o terceiro, que começou no final dos anos 70, que luta por igualdade no trabalho.
    Resposta 3:Nisia Floresta
    É impossível finalizar sem registar que a luta das mulheres não terminou, pois o machismo ainda é grande em grande parte do mundo, em especial nos países africanos, asiáticos e latinos, entre os quais o Brasil. Aqui, para citar somente um exemplo, as estatísticas de violência doméstica contra a mulher apontam grandes e graves problemas nesse sentido.

    Mas justamente no Brasil, ainda no século 19, atuou uma das grandes pioneiras da emancipação feminina, injustamente esquecida pela maioria dos seus compatriotas: nascida no Rio Grande do Norte, Nísia Floresta (1810-1885) foi uma das principais personalidades que introduziram o feminismo no país. Ela atuou como educadora, jornalista, tradutora, escritora e poetisa. Residiu no nordeste e sul do país mas também passou boa parte de sua vida na Europa, especialmente na França, onde morreu. Uma mulher notável, que bem merecia ser tema de pesquisas escolares.
    Aluno:Matheus Divino Costa de Souza

    ResponderExcluir
  21. resposta 1:Antigamente as mulheres não tinha direito de votar ou de ter um trabalho importante vivíamos e uma sociedade machista os trabalhos era desigual as mulheres ganhavam menos que os homens os homens pesavam que as mulheres só serviam para casar

    resposta2:o feminismo foi um opção das mulheres para conseguir a igualdade entre homens e mulheres antigamente a desigualdade era enorme a onde não tinha direitos a quase nada nem e próprio marido elas podiam escolher o feminis foi um evento das mulheres a conseguir a igualdade social umas das primeiras conquista foi o voto

    resposta3:potiguar Alzira Soriano Luíza Alzira Soriano Teixeira foi a primeira prefeita eleita no Brasil e na América Latina Tomou posse no cargo em 1º de janeiro de 1929 Viúva Alzira Soriano disputou em 1928 aos 32 anos as eleições para a prefeitura de Lajes cidade do interior do Rio Grande do Norte pelo Partido Republicano e venceu com 60% dos votos quando as mulheres nem sequer podiam votar essa foi a maior conquista brasileira pela mulher

    ResponderExcluir

  22. resposta01:antigamente as mulheres não tinha direito nada os trabalhos era desigual mulheres ganhavam menos que os homens essa desigualdade era pavorosa mais as mulheres prós homens só servia para casar apenas isso o direito das mulheres a ter um emprego bom ou de alto cargo era tirado pois homens pensavam que elas não davam conta disso a onde ocorre o machismo

    resposta02:feminismo foi um opção das mulher para conquista a igualdade social antigamente os homens cê achavam melhores que as mulheres rebaixando elas a onde elas recebiam menos que os homens o feminismo foi conquistado pelas mulheres e um dos direitos delas foi votar a as demais conquista foi ocorrida ao passar dos tempos

    resposta03:potiguar Alzira Soriano Luíza Alzira Soriano Teixeira foi a primeira prefeita eleita no Brasil e na América Latina Tomou posse no cargo em 1º de janeiro de 1929 Viúva Alzira Soriano disputou em 1928 aos 32 anos as eleições para a prefeitura de Lajes cidade do interior do Rio Grande do Norte pelo Partido Republicano e venceu com 60% dos votos quando as mulheres nem sequer podiam votar essa foi a maior conquista brasileira pela mulher

    ResponderExcluir
  23. RESPOSTA 1 :ANTIGAMENTE AS MULHERES NÃO TINHAM TINHA DIREITO A NADA O MARCIANO DOMINAVA AS MULHERES GANHAVAM MENOS QUE OS HOMENS . AS MULHERES NÃO TINHA O DIREITO DE CASAR OS PAIS ESCOLHÃO SEUS MARIDOS

    RESPOSTA 2 : OS HOMENS ERAM MUITO MACHISTA ENTÃO AS MULHERES FIZERAM UM EVENTO CONTRA OS MACHISMO QUE FOI CHAMADO DE FEMENINO A ONDE ELAS QUERIÃO TER A MESMA QUALIDADE QUE OS HOMENS .

    RESPOSTA 3 : o descobrir a preciosidade dos cantos de Dona Militana, na década de 90, o folclorista Deífilo Gurgel deu uma grande contribuição à cultura brasileira e permitiu que o país inteiro conhecesse o talento da filha da cidade de São Gonçalo do Amarante. A romanceira chegou a gravar um CD triplo intitulado “Cantares”, lançado em São Paulo e Rio de Janeiro. Críticos e jornalistas de grandes jornais brasileiros se renderam aos encantos e a peculiaridade da voz de Dona Militana. Em setembro de 2005 aconteceu o momento mágico quando ela recebeu das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Comenda Máxima da Cultura Popular, em Brasília. Mas o reconhecimento financeiro para esta festejada romanceira só veio em 2009 com o Projeto de Lei Complementar encaminhado pelo prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado, e aprovado pela Câmara Municipal do município que concedeu uma pensão vitalícia.

    Nome do Aluno : Lukas Silva Carneiro

    ResponderExcluir
  24. *1-A história das mulheres, é o estudo do papel que as mulheres têm desempenhado na história e os métodos necessários para fazê-lo,faz parte dos estudos de mulheres. Ele inclui o estudo da história do crescimento dos direitos das mulheres ao longo da história,o exame de grupos de mulheres importância histórica individual e o sentido que os acontecimentos históricos tiveram sobre as mulheres.

    *2- as origens do feminismo No Brasil se encontraram no século XIX. Essas primeiras manifestações desafiaram ao mesmo tempo a ordem dos cavalheiros templorarios do mundo público (do voto,direito como Cidadã),e também propostas mais radicais que iam além da Igualdade política, mas que abrangiam e a emancipação feminina,pautando-se na relação da dominação masculina sobre o feminina em todos os aspectos de vida da mulher.

    *3- Valentina tereshkova foi a primeira mulher a viajar para o espaço em 16 de junho de 1963.Ela encarnava o ideal soviético completamente. Nasceu em uma família Comunista de trabalhadores operárias e rurais na Rússia. Seu pai era motorista de trator e,sua mãe funcionária de uma fábrica Têxtil. Desde cedo,a jovem Já curtia se aventurar-e esse foi um dos fatores determinantes para sua escolha. Por gosto,começou a participar de um clube de paraquedistas amadores e deu seu primeiro salto aos 22 anos.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas