VIOLÊNCIA. POR QUÊ?

 VIOLÊNCIA, POR QUÊ?
Notícias chocantes sobre atos violentos se multiplicaram nas últimas semanas: é filho que degola os pais, jovem que chega ao bar, ferindo e matando porque alguém mexeu com a namorada, mulher que mata a filhinha do amante, motorista que lança o carro sobre ciclistas em passeata pela rua; são adolescentes que matam a coleguinha rival no primeiro amor... E os casos poderiam continuar, é só seguir o noticiário de cada dia.
Não se trata da violência da guerra, de grupos de extermínio ou do crime organizado: é violência comum, da vida privada, por motivos fúteis. E nem é por que há muita arma de fogo na mão do povo: um veículo, uma faca de cozinha e até um cadarço podem virar armas letais, quando a vontade é assassina!
A ação das autoridades de segurança e os rigores da lei não assustam nem impedem os crimes. Muita tensão nas relações sociais e motivos banais levam a perder a cabeça, a fazer justiça com as próprias mãos e a cometer as maiores violências contra o próximo. E corremos todos o risco de nos habituarmos com notícias e imagens brutais, com a mesma indiferença sonolenta com que assistimos a cenas de um filme. A realidade se funde com a ficção e mal caímos na conta de que, nesses casos, a morte e a dor são reais. Como explicar tanta violência no convívio social?
Deixemos aos estudiosos do comportamento humano a análise do fenômeno. Desejo refletir sobre algo que me parece estar na base desses fenômenos.
Os fatos denotam uma radical desconsideração pela dignidade da pessoa humana, pelos seus mais elementares direitos e pelos valores éticos que devem orientar as decisões na vida. O violento, ferindo ou matando uma pessoa, também legitima a violência, de modo implícito, também contra si próprio, pois ela pode voltar-se contra o autor dessa ação. E, se isso não lhe importa, significa que ele não tem consideração pela sua dignidade pessoal nem amor pela própria vida. Ou tem a presunção de levar sempre a melhor, e aí estaríamos diante do estágio mais primitivo do desenvolvimento humano, em plena lei da selva.
A violência é dos brutos e denota uma lamentável inconsciência diante da dignidade da pessoa, dos seus direitos fundamentais. É ausência de sensibilidade, ou desprezo pelos valores básicos da conduta.
Alguém logo apontará para a urgência de um rigor maior da lei e para a ação mais eficaz das autoridades que a representam e aplicam.
Todos esperam, certamente, que os responsáveis cumpram o seu dever e as leis sejam mais conhecidas e respeitadas, porém não é por falta de leis que os crimes acontecem. E, se a grande garantia para a inibição do crime fosse a autoridade que representa a lei, estaríamos muito mal e não haveria policiais em número suficiente para vigiar todos os potenciais criminosos. A ausência da autoridade encarregada da aplicação lei não legitima o crime.
O alastrar-se da violência está sinalizando para uma desorientação cultural, em que há pouca adesão a referenciais éticos compartilhados, ou mesmo a falta deles. Valores altamente apreciáveis, como a vida humana, a dignidade da pessoa, o bem comum, a justiça, a liberdade e a honestidade caem por terra quando outros "valores" lhes são sobrepostos, como a vantagem individual a qualquer custo, a satisfação das paixões cegas, como o ódio, a avareza, a luxúria, a vaidade egocêntrica...
Princípios éticos tão elementares quanto essenciais, como "não faças aos outros o que não queres que te façam", ou os da inviolabilidade da vida humana, do respeito pela pessoa, do senso da justiça e da responsabilidade compartilhada perdem cada vez mais seu espaço para algo que se poderia qualificar como "pragmatismo individualista sem princípios".
Se cada um elabora os referenciais para seu agir de acordo com os impulsos das paixões, as conveniências ou ganhos do momento, perdemos os referenciais comuns da conduta no convívio social.
Chegamos a isso por muitos fatores, mas alguns me parecem importantes. A conduta reta, ou o seu contrário, depende da educação; virtude e vício têm mestres e currículos próprios. Valores e princípios são ensinados e apreendidos; e a inteligência humana é capaz de reconhecê-los, de distinguir entre o que é bom e o que é mau. Por sua vez, a consciência pessoal e a vontade, quando bem esclarecidas e motivadas, inclinam-se para o bem e rejeitam o mal.
A lei exterior, por si, é constritiva, porque vem acompanhada pela ameaça, não muito eficaz, do castigo e da pena. Eficácia maior da lei é garantida pela adesão interna e livre ao valor protegido por ela. É a lei moral inscrita no coração, da qual fala o filósofo Immanuel Kant. E já falava a Bíblia (cf Sl 37,31; Jr 31,33).
Creio que aqui há muito para se fazer. Sabemos que, atualmente, os tradicionais agentes de educação, como a família, a escola e as organizações religiosas, estão conseguindo fazer isso de maneira muito limitada e seu papel na educação é até dificultado, quando se dedicam a fazê-lo.
Por outro lado, há uma progressiva desconstrução dos referenciais éticos da conduta pessoal e coletiva. E contribuem para a erosão dos valores e para a desorientação da ética no convívio social a exaltação dos "heróis bandidos" e do "valentão mau caráter"; a espetacularização da violência; o mau exemplo que vem do alto; a impunidade, que leva a crer que o crime compensa; e também a exploração econômica da corrupção dos costumes e a capitulação do poder constituído diante do crime organizado, que ganha muito dinheiro com o comércio letal da droga.
O alastrar-se da violência gratuita é uma consequência natural.

Comentários

  1. A VIOLÊNCIA É ALGO BASTANTE COMPLEXO, ONDE ENCONTRAMOS VÁRIOS INTELECTUAIS QUE A TENTAM EXPLICAR. E, A PARTIR DE ENTÃO CONSIDERO DE ACORDO COM ALGUNS AUTORES 04 FATORES:
    1) CARÊNCIA EMOCIONAL;
    2) FALTA DE LIMITES;
    3) QUEBRA DE VALORES;
    4) EXCESSO DE LIBERDADE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 4) pq tudo que se pasa do limite sai do controle

      Excluir
    2. 4) Excesso de Liberdade. Porque muitos jovens hoje em dia tem muita liberdade por causa dos país deixando eles fazerem o que quiserem, e com isso vem a violência e assassinatos, em alguns casos até os próprios país são mortos pelos próprios filhos.

      Aluno: Enivalter Cândido F.
      Ano: 3º Noturno

      Excluir
    3. 2) FALTA DE LIMITES, 4) EXCESSO DE LIBERDADE.
      Porque o ser humano só vai saber ser livre se ele tiver limites e regras a quais tem que cumpri.

      João Batista Borges de Oliveira
      1° Ano Noturno

      Excluir
    4. 2)falta de limites 4)excesso de liberdade...
      o ser humano hoje em dia estão tendo muitas liberdades,e dessas liberdades acabam caindo em piores lugares

      Excluir
  2. 1)CARÊNCIA EMOCIONAL, Pois a pessoa se sente inútil, desnecessária, sem precisão ou utilidade. E é a partir disto, que ela começa a invejar o próximo, achando que sua vida seria melhor sem este no seu caminho, onde procura intrigas ou motivos, para cometer atos violentos, afim de se sentir bem por instantes.
    Matheus Pereira, 3° Ano Noturno.

    ResponderExcluir
  3. 1) Carência emocional,quando estamos fora de nosso equilíbrio emocional, fazemos escolhas erradas como, achar que sem outra pessoa em seu caminho a vida dela seria melhor ou tendo algum objeto que a outra pessoa tem ela se sentira melhor
    Marcos Paulo 2° Ano Noturno.

    ResponderExcluir
  4. 3) Quebra de valores e 2) Falta de limites. Pois uma pessoa que pratica violência com alguem, nem se importa com o que vai acontecer com si mesmo e com a vítima da violência.
    Talyf Coelho 3° Ano Noturno.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. 4-EXCESSO DE LIBERDADE- a pessoa aprende desde pequeno a ser livre para fazer o que quiser, sem nenhuma regra. isso faz com que a pessoa aprenda a praticar violencia.

    ResponderExcluir
  7. 4- EXCESSO DE LIBERDADE - Jovens de hoje em dia está precisando de limites em suas ações, não podem fazer tudo que querem. Os pais são os responsáveis pela educação do seu filho. É preciso conversar, direcionar os pensamentos, apontar caminhos e suas consequências.O excesso de liberdade e a falta de limites devem ser evitados.

    Andréia
    9ª A

    ResponderExcluir
  8. A violência sempre ocorre por falta de dialogo e sensibilidade.As pessoas sempre se revoltam por causa dos ritmos de vida,e políticos corruptos que deviam fazer valer as leis judiciais,eles desviam verbas das pessoas,em vez de investirem nas áreas de saúde e educação.Os políticos querem aumentar o preços dos produtos e tarifas de ônibus,e isso gera uma revolta muito grande na população.As pessoas fazem protestos por essas razoes,gerando conflitos com policias,que acaba acontecendo as violências,mortes e destruição de moveis e imoveis.
    Dener Leonardo da Silva.3 Ano,Noturno.

    ResponderExcluir
  9. carencia emocional; sao aquelas pessoa que fica sei equilibro e fase escolhas errada , e quado para persa ja e tarde para arruma as coisa . suene helen 1 ano noturno

    ResponderExcluir
  10. Muitas das vezes ,o agressor vê a violência como uma forma de se sentir superior diante da vítima.Isso acontece pela falta de limites.
    Desde os primeiros anos de vida de um indivíduo,os pais lhe ensinam o que é certo,e o que é errado,impondo certos limites.E quando ele cresce com essas concepções ,os riscos dele se tornar uma pessoa violenta ,são mínimos.
    Na minha opinião,as condições sociais não influenciam ninguém,o que influencia é a educação que ela recebe dos pais desde a infância.

    Rhayssa Roberta Guimarães,9ª B

    ResponderExcluir
  11. A questão e que a sociedade tem medo da violencia como nos tiamos medos de apanhar de nossos pais quando eramos crianças obtinhamos respeito pelos pais e claro mas o respeito era seguido pelo medo o que o ser humano perdeu com o tempo e de respeitar e ter medo das coisas das consequencias das sircunstancias devemos ter medo nao do bandido do traficante do extrupador mas sim nos reeducarmos para que no fim o respeito seguido do medo da dor do sofrimento da morte sua ou de um ente querido possa nos dominar para que possamos passar a ideia pos demais da nossa estranha e violenta sociedade...Hermiton Carlos 1° ano noturno

    ResponderExcluir
  12. Uma das coisas que está influenciado muito as crianças de hoje em dia são os vídeos games, como a historia de um adolescente que matou a própria família e se matou por ter sido influenciado por um jogo, os pais devem pensar que os filhos estando dentro de casa estão seguros, mas o perigo pode estar dentro de sua casa!
    Lauriane Oliveira Damas 8° B

    ResponderExcluir
  13. uma das coisas que esta influenciando a violência e o consumo de drogas que os viciados compram droga e não tem dinheiro para pagar , e os que venderam a droga vai atras deles para matar eles.

    ResponderExcluir
  14. Porque quando uma criança tem muito excesso de liberdade ela acaba aprendendo coisas ruins e praticando a violência.
    Thiago rocha de morais 8° B

    ResponderExcluir
  15. As pessoas tem que envita as violecia no brasil esta muita avasada as violecia no mundo todo .silmar junior 1 noturno

    ResponderExcluir
  16. Uma das principais coisas que leva um adolescente a fazer isso é os próprios pais que ao criança não deixa o seu filho ficar indo na casa dos amigos para brincar achando que eles vai fazer coisas erradas , mais deixa ficar na internet , videogames e até mesmo televisão , muitas das vezes os pais não tem tempo de dar carinho ao filho e da coisas como celulares , computador etc . e assim vai criando excesso de liberdade e não acha que o perigo esta dentro de casa mesmo , a criança pode revoltar e levar ela a praticar violências até mesmo com a própria família etc .

    ResponderExcluir
  17. Carência Emocional => A carência é um mal que atinge grande parte da população. Para não nos sentirmos sós nos juntamos a pessoas e situações que não nos preenchem e não nos satisfazem, buscamos no outro o que não encontramos em nós.
    O outro acaba se cansando, perdendo o interesse e lhe desqualificando.
    A carência afetiva é um estágio posterior à falta de equilíbrio pessoal; quando estamos fora de nosso equilíbrio emocional, fazemos escolhas erradas e estas nos levam à carência afetiva.

    ResponderExcluir
  18. Normalmente jovens e adolescentes tem certos tipos de atitude pela educação que recebeu . Mas em alguns casos essas pessoas são influenciadas por colegas , parentes , programas de televisão etc...
    Hoje em dia educar uma criança com uma "palmada" é crime , e com isso esses meninos e meninas não aprendem o que é errado e o que é certo . Menores idade fazem o que querem e não recebem nenhuma punição e isso os deixam com "liberdade em excesso "

    Danielle 9 ano A

    ResponderExcluir
  19. a violencia sempre ocorre por falta de dialogo e sensibelidade.isso acontece muitas vez por falta de limites.e pela a educaçao que recebe dos pais desde de infacia.carolaine 1 ano noturno

    ResponderExcluir
  20. O excesso de liberdade, produz desrespeito. O desrespeito produz desejos de vingança que se transformam em violência. A principal ação errada . Que antecede a violência e o desrespeito

    José Eduardo de Almeida Teixeira 9a

    ResponderExcluir
  21. O Excesso de Liberdade em Escola , Praças em qualqer lugar leva as pessoas
    a cometerem violencia porque nao sabem o limite da sua liberdade e da paciencia do seu parceiro..
    Halisson Henrique De Souza Ferreira
    9º''A''

    ResponderExcluir
  22. 1) Carência emocional. Por que a pessoa quer chamar atenção e começa brigar,bater em qualquer um pra conseguir isso
    Luan jose
    9º "A"

    ResponderExcluir
  23. Carência emocional. Isso pode surgir desde da infância, pela a família. Por falta de dialogo como os filhos,brigas familiares,separação do pais, falta de educação e limites. Pessoas como esse tipo de vida, procuram companhias de gente gangues ou algo parecido,facilitando também o consumo de álcool e drogas.Podemos observar a violência em festas,estádios,escolas. Muitos também ao isolamento,depressão pode chegar ao caso de cometer homicídios e suicídios. 'VIOLÊNCIA GERA VIOLÊNCIA"

    ResponderExcluir
  24. Excesso de liberdade. Pessoas que acha que pode fazer o que bem entender, Porque tudo na vida dessas pessoas sempre foi muito liberal i não sabe o que e ter seu limite,dai gera a violência, sai fazendo o que quer como as pessoas, porque violência não e só bater, existe violência física, psicológica i por ai vai.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Falta de limite. Através de famílias constituídas sem qualquer tipo de estrutura, deixando seus valores que em outra época era prioridade em todas as famílias sendo esquecidos. E isso vai se passando de geração em geração, motivo pelo qual vem crescendo o índice de violência.
    9° A

    ResponderExcluir
  27. A violência urbana no entanto não compreende apenas os crimes mas todo o efeito que provocam sobre as pessoas e as regras de convívio na cidade. A violência urbana interfere no tecido social prejudica a qualidade das relações sociais corrói a qualidade de vida das pessoas. Assim os crimes estão relacionados com as contravenções e com as incivilidades depredação do espaço público o trânsito caótico as praças malcuidadas sujeira em período eleitoral compõem o quadro da perda da qualidade de vida. Certamente o tráfico de drogas talvez a ramificação mais visível do crime organizado acentua esse quadro sobretudo nas grandes e problemáticas periferias. Danilo Pires De Morais 9 "A"

    ResponderExcluir
  28. por que da violencia: a violencia,ferindo ou matando uma pessoa,tambem legitima a violencia...
    a violencia dos brutos e denota uma lamentavel inconciencia diante da dignidade da pessoa:rodrigo"1"ano noturno

    ResponderExcluir
  29. Muitas vezes o excesso de liberdade gera a violência, pois acham que só porque pode "tudo", tem o direito de ser violentos com pessoas que não tem absolutamente nada a ver com essa situação. Outras coisas que fazem a violência acontecer e a falta de amor da família, valor moral e religioso, suas influencias... Laura, 8 "B"

    ResponderExcluir
  30. Todos nos questionamos , onde vamos parar com toda a VIOLÊNCIA que presenciamos diariamente! Ela é vivida nas escolas pelos mais novos, nas ruas com assaltos frequentes que nos deixam inseguros e desconfiados, nos estádios de futebol, todos os dias nas noticias e até, camuflada ou não dentro dos lares, a chamada violência doméstica...
    Donde ela vem então? Porquê que nós vemos as crianças ainda tão pequenas e já a apresentarem sinais visíveis de violência e prazer em agredir o outro. Marcos Vinicius 9 B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. todos nos Pois eh uma forma de impor os seus direitos, suas escolhas.Infelizmente o dialogo não eh o suficiente para muitos, tendo que recorrer a violência, mas não veja como uma ruim, a violência tem seus lados "bons", se bem que nem uma ideia vale uma vida(como na musica), mas tem que ser feito, imagine a situaçao atual do mundo, a Coreia do Norte fazendo seus teste nucleares, para futuramente usarem contra outras nações.O conselho da ONU já fez varias restrições ao país, punições etc, não tendo outra forma de restringir esse avanço tecnológico"maléfico" oh ha um jeito que eh através da violência,eh uma coisa difícil e triste, mas eh o que se deve ser feito em casos extremos. vamos parar com as VIOLÊNCIA que podemos combater matheus novais de deus 9B

      Excluir
  31. A violência ocorre por vários motivos, alguns desses é o excesso de liberdade dos pais, más influencias, bullying nas escolas, a falta de preocupação, de atenção dos pais.
    o excesso de liberdade dos pais faz com que os filhos achem que podem fazer qualquer tipo de coisa, acabando por aprenderem coisas erradas, como drogas.
    As más influencias dos colegas, que ficam influenciando que façam algo de errado só para parecer o mais "legal".
    O bullying, que é muito praticado nas escolas, infligi os pensamentos, os sentimentos das pessoas que sofrem dele, acabando por deixa-las com sede de vingança, fazendo as cometer crimes, como matar o colega ou até mesmo pessoas que não tem nada a ver com o assunto em si.
    A falta de preocupação ou atenção dos pais, fazem com que queiram atenção, praticando bullying com os colegas, pra ser visto, acaba por também praticar cada vez coisas piores.
    A violência ocorre em vários locais, como já falei nas escolas, mas também ocorre nas ruas a qualquer momento, também existe a violência domestica, entre outras.
    A violência está cada vez mais aumentando, e não fazemos nada, pessoas matando por qualquer coisa, porque a lei não é forte o suficiente para fazer algo com que acabe de vez com isso!

    Nicole Micaele Costa de Souza. 8° ano "B".

    ResponderExcluir
  32. Levi Clarindo Machado
    1º Ano Noturno

    Violência Por Que ? Por Falta de Cultura, Educação e O Principal Amor a Vida...
    e a pior parte de Tudo são as Autoridades que não fazer "NADA"...

    ResponderExcluir
  33. As pessoas não conseguem resolver violência com violência, e o pior é que não percebem isso. O que os governantes deveriam fazer é criar programas de educação, esporte e lazer e, principalmente, combater os tráficos. Pois são os tráficos o berço da violência total e mais brutal porque, pessoas perdem a vida por menos de 1 real, acredito que a vida de um ser humano não vale somente isso. Lorraine Cristina Vieira Martins 9 ano B

    ResponderExcluir
  34. A Violência acontece por causa de dinheiro , as pessoas so pensam nisso e acabam gerando a tal da violência eles sao capazes de tudo pelo dinheiro e a policia nao consegue controlar a violência , A principal causa da violência e o dinheiro na minha opniao mas tem tambem a bebida e as drogas e a liberdade que geram a violência. Victoria Gabrielle 8º B

    ResponderExcluir
  35. A Violência desse mundo tinha que acabar,pois as pessoas não tem amor ao próximo !
    Tiffane Aparecida 9ºB

    ResponderExcluir
  36. Violência existe desde que existem animais na face da terra. É instintivo, faz parte da constituição da estrutura emocional de todo animal, é parte da natureza. Acontece que a natureza se desequilibrou tanto por causa da dificuldade que o animal humano tem de entender seu mundo interno e o mundo com o qual se relaciona, que a violência extrapolou os limites da normalidade. Acho que voce tem duvidas mesmo é sobre a MALDADE, que é exclusiva do ser humano, e já é um outro assunto, de ordem espiritual. Aprofunde-se no assunto... estude a natureza humana, curse psicologia, vá fundo na sua necessidade de entender isso. Talvez a busca por esta resposta leve voce a se encontrar consigo mesma e com outras pessoas que também tem a mesma preocupação. thayane martins 9 ano b

    ResponderExcluir
  37. porque os jovens de hoje estão tendo muita liberdade,e entram do mundo das drogas e armas e depois não paga o que deve e os cobradores ameaçam família,e com medo começam a roubar de sua casa e da sua família e se não fazer o que mandam eles matam. Murilo Martins 8 'B'

    ResponderExcluir
  38. Carência Emocional .. Muitos adolescentes hoje tem o sentimento de se sentirem sozinhos ...é uma dessas coisas causa ''Depressão'' . Andressa Borges De Oliveira 8"A"

    ResponderExcluir
  39. Excesso De Liberdade ..Hoje em dia jovens tem muita liberdade é mais direito na sociedade ...por terem tantas liberdades assim acabam usando drogas ou até mesmo roubando . Thaline Silva Machado 8"B"

    ResponderExcluir
  40. Violência está uma desigualdade social muito grande . Os maus governantes , As drogas está que os jovens estão usando cada vez mais . Gera cada vez mais violência , mortes só o que vê nos jornais . vandalismo pondo fogo em Ônibus . Diogo Moreira 8 "A"

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas