PARA O PONTO EXTRA - 9º ANO "B"

SIGA OS SEGUINTES PASSOS: 1) VISITE O SITE QUE ESTÁ NO BLOG (COPIE O ENDEREÇO E COLE NA BARRA DE ENDEREÇO); 2) FAÇA UM COMENTÁRIO SOBRE O DESASTRE AMBIENTAL OCORRIDO; 3) VOTE NA ENQUETE QUE ESTÁ NA PÁGINA DO BLOG (LADO DIREITO); 4) COMENTAR E VOTAR O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL. CORRA ATRÁS DO PREJUÍZO. OBRIGADO, PROFESSOR JÚLIO S. CAMPOS

Comentários

  1. O acidente foi causado pela ação humana, devido a negligencia da empresa saber as verdadeiras condições da barragem que não eram totalmente seguras e também possivelmente causadas pelo acumulo de rejeitos que pode ter causado algum tipo de erosão rompendo a barragem de alguma forma causando essa tragédia.

    ResponderExcluir
  2. O rompimento da barragem em Mariana - MG foi uma consequência da má estruturação e do planejamento que foi feito, é que gastou milhões para ser construída. Esta sendo considerado o maior desastre da historia de Minas Gerais, por destruir não apenas Bento Rodrigues como muitas cidades, levando lama e detritos de mineiros, ate chegar ao mar, além disso várias espécies de animais, a vegetação foi devastada, e principalmente pela morte de muitas pessoas que foram "carregadas" pela lama e dificilmente serão encontradas. Os que sobreviveram estão em abrigos, contando com a ajuda e com a doações dos brasileiros, estão necessitados de roupas, alimentos e água, pois tudo foi perdido nesse terrível desastre.
    Os responsáveis pela barragem tinham conhecimento de que a fatalidade poderia vir acontecer, mesmo assim nada fizeram a respeito, e quem sofre são as vitimas do acidente ambiental. Nada poderá suprir as perdas ecológicas, pois a destruição da fauna e da flora levara em média 10 anos ou quem sabe ate mais que isto. O que nos resta é ser solidários e rezar para quem as pessoas consigam se reestruturar.

    Laura Beatriz - 9º ano B

    ResponderExcluir
  3. O desastre ambiental ocorrido em no dia 05 de novembro em Mariana/MG, mais precisamente no distrito de Bento Rodrigues, tem consequências catastróficas. A barragem de Fundão, pertencente a mineradora Samarco, se rompeu e com todos os rejeitos de minérios, lama levou a vida de muitas pessoas, levou todo um ecossistema, que levará no mínimo 20 anos para se renovar. A destruição é grande, não atingindo apenas o distrito de Bento Rodrigues, a enxurrada de lama viajou mais 800 km, atravessou todo o Rio Doce, deixando seus traços de destruição em todo um rio, milhares de pessoas sem abastecimento de água potável, 36 cidades de Minas Gerais foram afetadas e mais 3 do Espírito Santo. Mas esse desastre não ficou exclusivo ao rio, nesse domingo chegou ao mar de Linhare/ES, e os danos futuros já são calculados. Em todo seu trajeto pelo rio, a lama deixou como vítimas também, enormes quantidades de peixes, demais animais aquáticos e os demais animais que não conseguiram salvar-se. No mar, a macha de lama se dissemina a mais de 10 km, mar a dentro. Lar de reprodução das tartarugas marinhas, a praia de Regência já causa preocupação aos biólogos. Mas não devemos desistir que a justiça seja feita, a Justiça brasileira já estipulou para a Samarco que seja feito com urgência um Plano de Ação para contenção dos danos, caso esse plano não seja aprovado a empresa pagará multa de R$10 000 000,00 diários. Precisamos tentar de alguma maneira mesmo que indireta ajudar, e no nosso dia a dia lutarmos para preservação do nosso meio ambiente que se encontra em risco.

    Lauriane Oliveira Damas 9º ano ''B''

    ResponderExcluir
  4. Um engenheiro da Samarco afirmou que uma vistoria não detectou risco no local. Mas um laudo obtido pelo Jornal da Globo mostra que já se sabia do risco. "O contato entre a pilha de rejeitos e a barragem não é recomendado por causa do risco de desestabilização do maciço da pilha e da potencialização de processos erosivos", diz o documento. Para o Ministério Público, isso mostra que houve "negligência" da empresa. A Feam (Fundação Estadual de Meio Ambiente) declarou que chegou a recomendar a necessidade de se fazer reparos na estrutura da barragem de Fundão.
    WEVERTON SANTOS _ (9° "B")

    ResponderExcluir
  5. Essa catástrofe aconteceu devido a falta de consciência humana, os trabalhadores fazem as barragens pensando somente no dinheiro que vão ganhar, fazem de qualquer maneira, e acaba dando nisso. É horrível ver pessoas sem um lugar para morar, e os poucos animais que sobreviveram, sem água, sem comida... Mas o que passou, passou, então vamos orar pelas pessoas de Mariana e cidades vizinhas, e torcer para que não rompa outra barragem.

    Sara Karolainy - 9° "B"

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. O rompimento das barragens em Mariana, Minas Gerais, foi de fato uma grande catástrofe para a população e para o meio ambiente, e continua sendo. Os resíduos da barragem, que a empresa afirma não ter, possui poluentes ao meio ambiente, além de que muita água foi perdida durante o rompimento, a onda de lama que vem se arrastando e cobrindo cidades, matando tanto pessoas quanto animais, tudo isso mostra como foi e está sendo espantosa essa catástrofe.

    Mas a discussão em si também mostra dois lados, o rompimento foi uma ação humana, ou seja, da empresa responsável pelas barragens, ou foi uma causa natural? Não há como ser por uma causa natural, todos os fatos mostram que não ouve nada natural nesse acontecimento. No dia, não houve nenhum acontecimento que poderia ter feito as barragens se romperem, mas por algum motivo elas já estavam rompendo, mostrando que já havia riscos e que foram negligenciados pela empresa que no momento se diz “inocente”. Então tudo aponta pela falta de estruturação e de planejamento das barragens.

    O que nos resta agora é esperar e lutar pelas melhoras prometidas tanto para a população quanto para o meio ambiente.

    Nicole Micaele Costa de Souza. 9° "B".

    ResponderExcluir
  8. O ser humano age de forma inadequada sem pensar na consequência de seus atos. A cada dia a natureza está sendo prejudicada horrendamente e estamos ficando sem recursos à que possamos recorrer. São vários fatores que podem levar a esse agravamento, mas o que mais se destaca é a nossa falta de consciência que em pequenas ações, podem causar desastres tão grandes como o de Mariana, que deixou centenas de pessoas sem abrigo, sem alimento e sem rumo pra onde ir.
    O homem se deixa levar demais devido à valores sem significados em uma hora dessas, a gananciosa vontade de estar bem de saúde esquecendo de outros fatores, que estão se revidando aos poucos sem deixar perceber a consequência enorme que está causando, ou seja, a "natureza", um bem que nos faz bem. Para ele, vale mais o dinheiro arrecadado com a venda daquele tronco de árvore a uma floresta cheia delas nos fazendo sombra e nos protegendo. De tanto ser atingida sem resposta nenhuma, acredito que o nosso meio ambiente está dando a volta por cima e nos fazendo perceber sua grande responsabilidade. Nesse caso da empresa que construiu a barragem, mais pensou no seu rendimento com toda aquela água do que o que poderia causar se acontecesse essa grande tragédia que foi acima da capacidade que suas bordas aguentavam, sem consciência de que muitos habitantes que ficavam logo alí abaixo do nível, poderiam ser atingidos dessa forma. Até quando vai essa ganância do ser humano ?

    Matheus Rodrigues 9º B

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Hoje em dia o homem só pensa em dinheiro e esquece das consequências que está acabando com a natureza e não vê que esta prejudicado a si próprio ... A ganancia pelo dinheiro destrói muitas coisas , famílias , lazeres , amigos etc.. devemos pensar na natureza pois sem ela não somos nada , o maior bem precioso esta sendo destruída pelo próprio ser humano que deveria estar cuidando e investindo nela ... A barragem em Mariana ainda não foi descoberta se foi destruída pelo homem mas na minha opinião foi sim , pois querem destruir para conseguir vencer essa "VITÓRIA" .. Foi a maior destruição ocorrida em Minas Gerais.. Simplesmente uma indignação com nosso pais .

    ResponderExcluir
  11. "Na minha opiniao a tragédia em Mariana foi um ato humano , pois tinha varios equipamentos que mostrava que iria ter um rompimemto ,que se fossem avisados diminuiria menos casos de morte ,etc... Mais essas pessoas nao tiveram o ato de ficar olhando nos televisores ,para ver se ia houver algum desastre , mais enfim por mim isso foi um ato humano , ou seja , essas pessoas nao tiveram responsabilidade em vigiar os equipamentos , para nao poder acontecer essa tragédia em Mariana"...
    Thaynara Vieira Diniz

    ResponderExcluir
  12. A tragédia de Mariana-MG já é considerada maior desastre ambiental de MG, onde houve o rompimento das barragens que causou várias morte entre animais e até mesmo pessoas, e deixou várias pessoas desabrigadas e inundou a cidade de barros. Isso foi causado por falta de profissionalismo, fiscalização e preucupação com a vida a lheia e ambiental por parte da numeradora. A lama atingiu e contaminou os rios, matando peixes e ameaçando a capitação de água.
    Nauany Faria Lopes 9° ano "B"

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas