INÍCIO DO OUTONO

Hoje se inicia o outono, mas para o GEÓGRAFO é o equinócio de outono! 🍂
O equinócio é um fenômeno astronômico que marca o início da primavera e do outono. A palavra equinócio é originária do latim que significa “noites iguais” (“aequus" (igual) + “nox” (noite), "aequinoctiu"). Os equinócios acontecem duas vezes por ano: 20 ou 21 de março e 22 ou 23 de setembro quando são definidas as mudanças de estação. Nessas datas iniciam o outono no hemisfério sul e primavera no hemisfério norte e vice-versa. Durante os equinócios, o Sol nasce exatamente no leste e se põe exatamente no oeste, fazendo com que tenhamos o tempo de 12 horas para o dia e também para noite. Esse fenômeno acontece quando os raios solares atingem com grande intensidade a zona intertropical, o que favorece uma uniformidade na quantidade de luz e calor recebida pelos dois hemisférios terrestres, norte e sul.
O outono do hemisfério Norte é chamado de "outono boreal", e o do hemisfério Sul é chamado de "outono austral". O "outono boreal" tem início, no hemisfério Norte, a 22 ou 23 de setembro e termina a 21 ou 22 de dezembro. O "outono austral" tem início, no hemisfério Sul, a 20 ou 21 de março e termina a 20 ou 21 de junho.
O outono, no hemisfério Sul é a estação do ano caraterizada pela queda na temperatura, e pelo amarelar e início da queda das folhas das árvores, que indica a passagem de estações (exceto nas regiões próximas ao equador). Isso ocorre porque as luzes do equinócio de outono provocam alterações biológicas nos seres vivos, como estímulos à hibernação e o amadurecimento de vários frutos e vegetais.
Observe as mudanças que ocorrem no lugar onde vive: no tempo, na posição dos astros e nas paisagens. Instigue seus alunos a observarem também.

Comentários

  1. Aluno: João Pedro Lemes Pardim
    Acabei de ler muito interessante, não sabia sobre isso. Agora estou mais informado.

    ResponderExcluir
  2. Aluno(A): Ana Lara Diniz Fernandes
    Serie:8°"A"
    Bom,achei interessante pois eu não sabia que existia este equinócio em datas específicas do ano.

    ResponderExcluir
  3. E muito bom saber sobre o fenômeno de equinócio,pois eu não sabia que acontecia duas vezes por ano. Aluna:Maria Eduarda Borges 8"B"

    ResponderExcluir
  4. Eu achei muito interessante aprender sobre o equinócio,pois eu não sabia que acontecia nessas datas do ano.

    Guilherme Máximo 8°A

    ResponderExcluir
  5. Achei muito interessante esse fenômeno não sabia que ela que mudava a cor das folhas.

    ResponderExcluir
  6. Achei muito interessante pois não sabia da informação completa, li o texto informativo e agora estou mais informada sobre esse assunto.

    Ana Laura Pardim 8°"A"

    ResponderExcluir
  7. Achei muito enteressate a historia , pois eu fiquei sabendo mas ainda sobre o fenomeno equinocio que acontece duas vezes por ano.
    Aluna:Rayca Oliveira Cândido
    8B

    ResponderExcluir
  8. Eu achei muito interessante pois eu não sabia oque era equinócio
    Nome:Heitor Carneiro Honorato
    8ano"A"

    ResponderExcluir
  9. Aluno:João Pedro almeida Costa
    Série:8 "A"
    Eu achei muito interessante que eu não sabia que equinócio

    ResponderExcluir
  10. Achei bastante interessante, pois não conhecia esse fenômeno chamado equinócio.

    Álvaro Miranda 8°A

    ResponderExcluir
  11. Achei muito interessante a historia e top... nao conhecia esse fenômeno que dividia a terra em dia e noite

    8 ano A

    ResponderExcluir
  12. Foi muito interessante a leitura,agora terei um pouco mais de informação e aprendizado com essa leitura!..É sempre bom aprender mais sobre as estações do ano.
    Aluna:Ister Sulamita Camargo
    8°"A"

    ResponderExcluir
  13. Achei esse conteúdo muito bom, pois são muitas informações diferentes e interessantes!!!
    Aluna:Maria Eduarda Borges Rezende 8"B"

    ResponderExcluir
  14. Achei muito bom,estou mais informada

    ResponderExcluir
  15. Achei legal pq não sabia o q era equinócio.
    Aluna:Bárbara Naves Fagundes
    8 ano"A"

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas